Foto: Guia da Semana
Do local onde moravam os grandes barões de café para a famosa via dos prédios modernos, a Paulista está no coração dos paulistanos!
Inicialmente construída para ser o endereço das mansões dos barões do café, a Avenida Paulista, projetada pelo engenheiro Joaquim Eugênio de Lima, foi inaugurada em 8 de dezembro de 1891. Com o tempo, no lugar dos belos casarões, fomos observando o crescimento dos arranha-céus e da grande movimentação da avenida que hoje, é considerada um marco financeiro e mais famoso ponto turístico da capital!
O título de cartão-postal da cidade, mais do que merecido, é justificado abaixo em 12 motivos! Confira:
1 – Totalmente cultural!
São tantas opções que ficamos até perdidos no meio desta famosa selva de pedra! O Itaú Cultural abriga exposições, peças de teatro, shows, seminários, apresentações literárias, palestras e cursos. Já a Reserva Cultural, é um complexo que reúne em um só lugar, teatro e cinema de rua. Falando em cinema, o Belas Artes, que encerrou suas atividades em 2011 após 68 anos, reabriu no ano passado, nomeado de Caixa Belas Artes. Para os amantes da literatura, o Conjunto Nacional é parada obrigatória, graças à Livraria Cultura, além de também oferecer opções de teatro e cinema por lá. Tem a Casa das Rosas que é uma verdadeira relíquia: Um casarão que pertenceu ao início da história da região, agora é um espaço com uma extensa programação de literatura, teatro e música. E um dos mais famosos, o Masp, museu que já se tornou símbolo da capital, guarda obras de Rafael, Goya, El Greco, Van Gogh e Anita Malfatti, além de seu vão livre, que a traz feirinha de antiguidades aos domingos.
Foto: Casa Claudia
2 – O Parque Trianon e o Parque Mário Covas
É fato que, a Avenida Paulista, assim como o próprio paulistano, está sempre à todo vapor! Mas quem disse que não dá para descansar por lá? No meio do mar de concreto, a área verde de 48 600 metros quadrados do Parque Trianon é um ótimo convite para relaxar e aproveitar o contato com uma densa flora remanescente da Mata Atlântica e também algumas espécies exóticas. Há também o Parque Mário Covas, uma pequena área verde de 5 396 metros quadrados que era o jardim de uma casa demolida em 1972. Por ali há um bosque e árvores, como abacateiro, cafeeiro, cedro e pinheiro.
Foto: Veja SP
3 – Metrôs
São 3 estações disponíveis nas 3 partes da Avenida: Brigadeiro, Trianon-Masp e Consolação.
4 – Parada obrigatória dos turistas!
A avenida está sempre no roteiro dos turistas! O mundo se encontra na Avenida Paulista. Como um dos cartões-postais da cidade, estrangeiros de várias partes do mundo estão por ali diariamente. Mas não é só isso. Na avenida e em suas imediações, estão localizadas a embaixada de diversas nações, como Argentina, Iraque, Egito, Japão, Armênia, Austrália e Índia.
5 – Cenário de grandes acontecimentos!
A Avenida está presente nos livros de história como palco de grandes protestos e até hoje é considerada o ponto de encontro dos paulistanos para reinvindicações! Além disso, a Corrida de São Silvestre, uma das mais importantes do atletismo, tem o seu pódio na Avenida Paulista, e é por lá que é realizada desde 1997 a Parada Gay, um dos eventos que mais atraem turistas à São Paulo para celebrar a diversidade.
6 – Vamos às compras?
Além de abrigar 3 shoppings (Pátio Paulista, Cidade São Paulo e Center 3), a avenida possui inúmeros boulevards e lojas muitas conhecidas como a Renner, Marisa e a Riachuelo que marcam presença na via com vitrines caprichadas.
7 – É definitivamente uma aliada dos ciclistas!
A região respira mobilidade! Tanto para os trabalhadores da região, que cada vez mais estão adotando a bike como alternativa de transporte para facilitar (seu tempo e seu bolso) para chegar ao trabalho, quanto para os frequentadores assíduos da região, que utilizam a magrela para o lazer. Além da ciclovia e os inúmeros serviços e atividades que envolvem a bicicleta, no local, temos a Praça do Ciclista, nome dado ao canteiro central da Avenida Paulista, entre as ruas Bela Cintra e Consolação. Desde 2002, o local virou ponto de encontro dos ciclistas.
Foto: Guia da Semana
8 – Palco de todos os tipos de artistas!
Impossível andar pela avenida e não ter a atenção despertada pela apresentação de um artista de rua. Ao longo de seus quase três quilômetros, instrumentistas, cantores, bailarinos e bandas fazem shows e arrancam aplausos de quem passa!
9 – Cenário de novela
Toda e qualquer novela que se passe em São Paulo mostra imagens da Avenida Paulista. Em alguns folhetins, no entanto, o endereço ganhou papel de destaque, como em “A Rainha da Sucata”. A fachada da mansão da família Figueroa era a lateral da Casa das Rosas. E o prédio de onde Laurinha Figueroa (Glória Menezes) se atirou ao fim da trama é o edifício do Tribunal Regional Federal.
10 – Paulista fechada
Com o programa “Ruas Abertas”, atualmente, a região é fechada para carros aos domingos como uma opção de lazer da capital, onde centenas de skatistas, cadeirantes, patinadores, ciclistas e pedestres podem aproveitar tranquilamente o espaço, que recebe atividades diferenciadas e de todos os tipos!
Foto: G1
11 – Paulistanos de todas as tribos!
Dia e noite, é lá que podemos ver o show de diversidade que os paulistanos apresentam! De todas as idades, desde os mais engravatados, até os artistas, turistas, gringos, skatistas e os hippies “good vibes” que vendem sua arte na calçada!
12 – Sinônimo de comunicação e empreendedorismo
Cercada de arranha-céus, a Avenida abriga inúmeras empresas de diversas áreas, seja ela grande ou pequena, tem espaço para todos! A Paulista também é sede de 17 emissoras de rádio, detendo praticamente 25% do dial FM da cidade. Além disso, tem a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), símbolo do poderio econômico da cidade.
Falando em empreendedorismo… em breve, o Eureka Coworking entra em cena na Avenida mais famosa do Brasil! O Eureka Rooftop Paulista está chegando!
(Fonte: Veja SP)
Todo grande feito começa por uma ideia. A nossa foi criar um espaço para receber, conectar e multiplicar iniciativas, criando o ambiente ideal para que pessoas transformem suas ideias em realidade, pois um coworking não é formado por salas e mesas, mas pelo material humano que reúne e as conexões que possibilita.
Nossa rede é formada por profissionais e startups dos mais diferentes segmentos, que conversam entre si e contam com um ambiente que incentiva o surgimento de projetos conjuntos.
O novo normal precisa de um novo espaço: o escritório flexível para empresas O cenário…
O cenário atual dos espaços de coworking em Portugal exige uma adaptação constante às novas…
Introdução Já pensou que as plantas são excelentes estrategistas? Que se comunicam, colaboram, inovam e…
Organizar um evento corporativo em Lisboa pode parecer desafiador — encontrar o espaço ideal, garantir…
Introdução Em um mundo em constante transformação, marcado por desafios ambientais, sociais e econômicos, o…
Lisboa tornou-se, nos últimos anos, um verdadeiro hub de inovação, tecnologia e empreendedorismo. A cidade…
Este site utiliza cookies