Eureka Coworking
| On 6 anos ago

12 Motivos para amar a Avenida Paulista

Do local onde moravam os grandes barões de café para a famosa via dos prédios modernos, a Paulista está no coração dos paulistanos!

Inicialmente construída para ser o endereço das mansões dos barões do café, a Avenida Paulista, projetada pelo engenheiro Joaquim Eugênio de Lima, foi inaugurada em 8 de dezembro de 1891. Com o tempo, no lugar dos belos casarões, fomos observando o crescimento dos arranha-céus e da grande movimentação da avenida que hoje, é considerada um marco financeiro e mais famoso ponto turístico da capital!

O título de cartão-postal da cidade, mais do que merecido, é justificado abaixo em 12 motivos! Confira:

 

1 – Totalmente cultural!

São tantas opções que ficamos até perdidos no meio desta famosa selva de pedra! O Itaú Cultural abriga exposições, peças de teatro, shows, seminários, apresentações literárias, palestras e cursos. Já a Reserva Cultural, é um complexo que reúne em um só lugar, teatro e cinema de rua. Falando em cinema, o Belas Artes, que encerrou suas atividades em 2011 após 68 anos, reabriu no ano passado, nomeado de Caixa Belas Artes. Para os amantes da literatura, o Conjunto Nacional é parada obrigatória, graças à Livraria Cultura, além de também oferecer opções de teatro e cinema por lá. Tem a Casa das Rosas que é uma verdadeira relíquia: Um casarão que pertenceu ao início da história da região, agora é um espaço com uma extensa programação de literatura, teatro e música. E um dos mais famosos, o Masp, museu que já se tornou símbolo da capital, guarda obras de Rafael, Goya, El Greco, Van Gogh e Anita Malfatti, além de seu vão livre, que a traz feirinha de antiguidades aos domingos.

Foto: Casa Claudia

 

2 – O Parque Trianon e o Parque Mário Covas

É fato que, a Avenida Paulista, assim como o próprio paulistano, está sempre à todo vapor! Mas quem disse que não dá para descansar por lá? No meio do mar de concreto, a área verde de 48 600 metros quadrados do Parque Trianon é um ótimo convite para relaxar e aproveitar o contato com uma densa flora remanescente da Mata Atlântica e também algumas espécies exóticas. Há também o Parque Mário Covas, uma pequena área verde de 5 396 metros quadrados que era o jardim de uma casa demolida em 1972.  Por ali há um bosque e árvores, como abacateiro, cafeeiro, cedro e pinheiro.

 

Foto: Veja SP

3 – Metrôs

São 3 estações disponíveis nas 3 partes da Avenida: Brigadeiro, Trianon-Masp e Consolação.

 

4 – Parada obrigatória dos turistas!

A avenida está sempre no roteiro dos turistas! O mundo se encontra na Avenida Paulista. Como um dos cartões-postais da cidade, estrangeiros de várias partes do mundo estão por ali diariamente. Mas não é só isso. Na avenida e em suas imediações, estão localizadas a embaixada de diversas nações, como Argentina, Iraque, Egito, Japão, Armênia, Austrália e Índia.

 

5 – Cenário de grandes acontecimentos!

A Avenida está presente nos livros de história como palco de grandes protestos e até hoje é considerada o ponto de encontro dos paulistanos para reinvindicações! Além disso, a Corrida de São Silvestre, uma das mais importantes do atletismo, tem o seu pódio na Avenida Paulista, e é por lá que é realizada desde 1997 a Parada Gay, um dos eventos que mais atraem turistas à São Paulo para celebrar a diversidade.

 

6 – Vamos às compras?

Além de abrigar 3 shoppings (Pátio Paulista, Cidade São Paulo e Center 3), a avenida possui inúmeros boulevards e lojas muitas conhecidas como a Renner, Marisa e a Riachuelo que marcam presença na via com vitrines caprichadas.

 

7 – É definitivamente uma aliada dos ciclistas!

A região respira mobilidade! Tanto para os trabalhadores da região, que cada vez mais estão adotando a bike como alternativa de transporte para facilitar (seu tempo e seu bolso) para chegar ao trabalho, quanto para os frequentadores assíduos da região, que utilizam a magrela para o lazer. Além da ciclovia e os inúmeros serviços e atividades que envolvem a bicicleta, no local, temos a Praça do Ciclista, nome dado ao canteiro central da Avenida Paulista, entre as ruas Bela Cintra e Consolação.  Desde 2002, o local virou ponto de encontro dos ciclistas.

Foto: Guia da Semana

 

8 – Palco de todos os tipos de artistas!

Impossível andar pela avenida e não ter a atenção despertada pela apresentação de um artista de rua. Ao longo de seus quase três quilômetros, instrumentistas, cantores, bailarinos e bandas fazem shows e arrancam aplausos de quem passa!

 

9 – Cenário de novela

Toda e qualquer novela que se passe em São Paulo mostra imagens da Avenida Paulista. Em alguns folhetins, no entanto, o endereço ganhou papel de destaque, como em “A Rainha da Sucata”.  A fachada da mansão da família Figueroa era a lateral da Casa das Rosas. E o prédio de onde Laurinha Figueroa (Glória Menezes) se atirou ao fim da trama é o edifício do Tribunal Regional Federal.

 

10 – Paulista fechada

Com o programa “Ruas Abertas”, atualmente, a região é fechada para carros aos domingos como uma opção de lazer da capital, onde centenas de skatistas, cadeirantes, patinadores, ciclistas e pedestres podem aproveitar tranquilamente o espaço, que recebe atividades diferenciadas e de todos os tipos!

Foto: G1

 

11 – Paulistanos de todas as tribos!

Dia e noite, é lá que podemos ver o show de diversidade que os paulistanos apresentam! De todas as idades, desde os mais engravatados, até os artistas, turistas, gringos, skatistas e os hippies “good vibes” que vendem sua arte na calçada!

 

12 – Sinônimo de comunicação e empreendedorismo

Cercada de arranha-céus, a Avenida abriga inúmeras empresas de diversas áreas, seja ela grande ou pequena, tem espaço para todos! A Paulista também é sede de 17 emissoras de rádio, detendo praticamente 25% do dial FM da cidade. Além disso, tem a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), símbolo do poderio econômico da cidade.

Falando em empreendedorismo… em breve, o Eureka Coworking entra em cena na Avenida mais famosa do Brasil! O Eureka Rooftop Paulista está chegando!

 

(Fonte: Veja SP)

Share

Este site utiliza cookies