Como os problemas do dia a dia podem ser a solução do seu negócio?

Compartilhe

O fundador da Netflix teve um raciocínio diferenciado ao criar a maior companhia de streaming do mundo e traz uma boa lição ao falar sobre o sucesso em seu negócio

Às vezes, criar uma empresa que seja inovadora, pode ser o maior desafio da carreira de um indivíduo, independentemente de sua área de atuação. É fato que, os negócios com mais chances de prosperar são aqueles que começam com uma grande paixão.

A lógica é bem simples, se você gosta daquilo que faz, fará muito bem feito, as pessoas vão valorizar o que você fez e, consequentemente, vão pagar mais (clique aqui e saiba como atrair e conquistar o seu cliente!).

Porém, não são todos os grandes negócios que começam por uma grande paixão, muito pelo contrário: eles começam por um problema.

Já pensou em dar início a um grande empreendimento baseado em um problema do dia a dia que o incomodava constantemente?

Um grande exemplo disso, é Marc Randolph, que errou, persistiu e teve seis negócios antes de criar a maior companhia de streaming do mundo: a Netflix.

Quando veio para o Brasil em maio desde ano, o executivo contou sua história e deu um grande conselho para os que pensam em investir em uma ideia para começar a empreender.

Ele impactou a todos ao afirmar que não é preciso ser esperto para criar um negócio de sucesso, mas sim, persistente em encontrar um conceito que realmente funcionasse!

Então, como fazer para ter um negócio de sucesso?

 

Sua maior estratégia – deixando claro que a utiliza até hoje – é primeiramente, estar atualizado e acompanhar as novidades e tendências que, para Randolph, estão relacionadas com a tecnologia, a mobilidade, a internet e os modelos de negócios colaborativos (Clique aqui e veja quais as mídias sociais inovadoras podem ajudá-lo com seu negócio).

Leia também:  Descobrindo a Experiência de Trabalhar na Eureka Coworking

Com estes fatores em mente, começou a pensar no que realmente estava faltando ou incomodando em seu próprio dia a dia. “Você precisa encontrar uma dor. É preciso treinar seu olhar para ver as imperfeições do mundo, mas não apenas grandes problemas globais, mas sim problemas diários, ligados a sua rotina, seu dia a dia. É assim que as ideias surgem”, explicou.

Ao pensar em algo que sentimos falta e que poderia facilitar ou melhorar nossa rotina, é possível a partir daí, buscar um grande conceito que pode ser útil, não só para você, mas para muitas pessoas pensam e se incomodam com o mesmo problema!

Um ponto importante citado por Randolph, é que grande parte destas ideias que surgem de um incômodo, podem ser resolvidas de alguma forma. Se ela continuar persistindo, pode ser aquela que você estava procurando para o seu negócio.

Foi dessa forma que a Netflix nasceu. Ele conta que, após vender uma empresa de software, junto com alguns amigos, queriam criar algo inovador. Quando finalmente tiveram a ideia, o primeiro passo foi testá-la. A partir daí, avaliaram quais tipos de filmes seriam interessantes, quando custaria o serviço e quantas pessoas poderiam usá-lo.

O objetivo inicial era enviar DVDs por correio, vendendo e alugando, porém, depois de um tempo, perceberam que estavam fazendo algo que qualquer um poderia fazer. Então, decidiram focar no aluguel de DVDs como um negócio próspero, mas de um jeito moderno e ousado. “Estávamos desesperados para tornar essa ideia realidade. Eu era perfeccionista”, ele contou.

Confiança e inovação são essenciais para um negócio de sucesso

 

A valiosa lição ensinada por Marc Randolph é: tenha um conceito inovador em mãos, avalie se ele realmente vale a pena e persista nele. Tenha paciência pois a jornada para o sucesso não será nada fácil e muito dirão que isso não vai funcionar: “Minha esposa achava a ideia da Netflix estúpida. Acima de tudo, você precisa ter confiança”, revelou.

Leia também:  Benefícios do Coworking na Paulista

Atualmente, Randolph possui uma nova empresa, é investidor-anjo e é mentor de centenas de startups.

Clique aqui e confira na íntegra, a apresentação do executivo na VTEX Day 2018 falando sobre o assunto!


Compartilhe
Não há comentários

Enviar um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Login

Register

terms & conditions