O fundador da Netflix teve um raciocínio diferenciado ao criar a maior companhia de streaming do mundo e traz uma boa lição ao falar sobre o sucesso em seu negócio
Às vezes, criar uma empresa que seja inovadora, pode ser o maior desafio da carreira de um indivíduo, independentemente de sua área de atuação. É fato que, os negócios com mais chances de prosperar são aqueles que começam com uma grande paixão.
A lógica é bem simples, se você gosta daquilo que faz, fará muito bem feito, as pessoas vão valorizar o que você fez e, consequentemente, vão pagar mais (clique aqui e saiba como atrair e conquistar o seu cliente!).
Porém, não são todos os grandes negócios que começam por uma grande paixão, muito pelo contrário: eles começam por um problema.
Já pensou em dar início a um grande empreendimento baseado em um problema do dia a dia que o incomodava constantemente?
Um grande exemplo disso, é Marc Randolph, que errou, persistiu e teve seis negócios antes de criar a maior companhia de streaming do mundo: a Netflix.
Quando veio para o Brasil em maio desde ano, o executivo contou sua história e deu um grande conselho para os que pensam em investir em uma ideia para começar a empreender.
Ele impactou a todos ao afirmar que não é preciso ser esperto para criar um negócio de sucesso, mas sim, persistente em encontrar um conceito que realmente funcionasse!
Sua maior estratégia – deixando claro que a utiliza até hoje – é primeiramente, estar atualizado e acompanhar as novidades e tendências que, para Randolph, estão relacionadas com a tecnologia, a mobilidade, a internet e os modelos de negócios colaborativos (Clique aqui e veja quais as mídias sociais inovadoras podem ajudá-lo com seu negócio).
Com estes fatores em mente, começou a pensar no que realmente estava faltando ou incomodando em seu próprio dia a dia. “Você precisa encontrar uma dor. É preciso treinar seu olhar para ver as imperfeições do mundo, mas não apenas grandes problemas globais, mas sim problemas diários, ligados a sua rotina, seu dia a dia. É assim que as ideias surgem”, explicou.
Ao pensar em algo que sentimos falta e que poderia facilitar ou melhorar nossa rotina, é possível a partir daí, buscar um grande conceito que pode ser útil, não só para você, mas para muitas pessoas pensam e se incomodam com o mesmo problema!
Um ponto importante citado por Randolph, é que grande parte destas ideias que surgem de um incômodo, podem ser resolvidas de alguma forma. Se ela continuar persistindo, pode ser aquela que você estava procurando para o seu negócio.
Foi dessa forma que a Netflix nasceu. Ele conta que, após vender uma empresa de software, junto com alguns amigos, queriam criar algo inovador. Quando finalmente tiveram a ideia, o primeiro passo foi testá-la. A partir daí, avaliaram quais tipos de filmes seriam interessantes, quando custaria o serviço e quantas pessoas poderiam usá-lo.
O objetivo inicial era enviar DVDs por correio, vendendo e alugando, porém, depois de um tempo, perceberam que estavam fazendo algo que qualquer um poderia fazer. Então, decidiram focar no aluguel de DVDs como um negócio próspero, mas de um jeito moderno e ousado. “Estávamos desesperados para tornar essa ideia realidade. Eu era perfeccionista”, ele contou.
A valiosa lição ensinada por Marc Randolph é: tenha um conceito inovador em mãos, avalie se ele realmente vale a pena e persista nele. Tenha paciência pois a jornada para o sucesso não será nada fácil e muito dirão que isso não vai funcionar: “Minha esposa achava a ideia da Netflix estúpida. Acima de tudo, você precisa ter confiança”, revelou.
Atualmente, Randolph possui uma nova empresa, é investidor-anjo e é mentor de centenas de startups.
Clique aqui e confira na íntegra, a apresentação do executivo na VTEX Day 2018 falando sobre o assunto!
Todo grande feito começa por uma ideia. A nossa foi criar um espaço para receber, conectar e multiplicar iniciativas, criando o ambiente ideal para que pessoas transformem suas ideias em realidade, pois um coworking não é formado por salas e mesas, mas pelo material humano que reúne e as conexões que possibilita.
Nossa rede é formada por profissionais e startups dos mais diferentes segmentos, que conversam entre si e contam com um ambiente que incentiva o surgimento de projetos conjuntos.
Este site utiliza cookies