16 ago Da garagem para o mundo
Casal de empreendedores
Em agosto de 2012 nascia o primeiro filho do casal de empreendedores Daniel e Fanny Moral, paulistanos que se conheceram e trabalharam juntos em um grande banco da capital. Para o casal, este acontecimento foi o início de uma transformação, que os motivou a buscarem seus propósitos e descobrirem novas metas em suas vidas.
Quase simultaneamente, no ano de 2013, deixaram a carreira na instituição e montaram, na garagem da residência onde moravam, o primeiro escritório para abrigar um projeto pessoal de Daniel, relacionado a mobilidade e turismo. A partir daí, os empreendedores viram a oportunidade de transformar todo o local em um espaço de trabalho compartilhado, agregando novas pessoas e projetos. Assim, em fevereiro de 2014, nascia a Eureka Coworking.
Ela matemática e ele analista de sistemas com experiência em mercado financeiro, os jovens empreendedores investiram o que tinham de reserva e criaram um escritório com infraestrutura robusta, de grandes empresas, dentro do antigo estacionamento de veículos. O modelo logo chamou a atenção e em pouco tempo ocuparam todo o espaço, necessitando a expansão para os outros cômodos da casa. Até que em 2015, não suportando mais o crescimento, o casal de empreendedores se mudou para um apartamento e em pouco tempo ocuparam a casa ao lado, totalizando mais de 700m2.
“Costumamos dizer que criamos um verdadeiro coliving, pois morávamos no último andar da casa e todo o resto era escritório, era só descer a escada para trabalhar”, brinca Fanny.
Com o modelo de negócios validado, o próximo passo foi planejar a expansão e estruturar a operação para isso.
Investimento para expansão e um novo sócio
Para o crescimento da Eureka, o casal de empreendedores necessitava de capital e alguém que pudesse adicionar conhecimento estratégico ao plano. Assim, encontraram um novo sócio para o negócio com este perfil. Um grande amigo do casal, onde Daniel já era voluntário em seus projetos sociais. O novo integrante adicionou novos desafios ao casal e a expansão foi iniciada, com muito planejamento.
Sempre focados em alinhar o conceito de mobilidade com a empresa, os empreendedores dedicaram-se em encontrar um local no coração da cidade, valorizando o transporte público e os modais ativos. Então nasceu a Eureka na Av. Paulista, que atualmente ocupa 5 andares, sendo um deles um Rooftop. “Para nós empreendedores a Paulista representa a cidade de São Paulo, um cartão postal que é o símbolo da mobilidade, pois é contemplada com várias linhas de transporte público e nós precisávamos estar lá”, diz Daniel.
Mobilidade e transformação social
Mobilidade e transformação social, por sinal, são temas importantes para os empreendedores da Eureka. Além de apoiar iniciativas como Ciclocidade, Cheguei de bike, Cidade a pé, Daniel é co-criador do Bike Tour SP, projeto que promove passeios ciclísticos gratuitos na cidade de São Paulo e que já arrecadou mais de 70 toneladas de alimentos, doadas aos moradores da região do Vale do Ribeira. Na unidade Rooftop Paulista é possível, inclusive, ter um momento de descompressão do trabalho pedalando por uma ciclovia que circula todo o espaço do coworking. “Não tem como falar de inovação sem considerar temas importantes para o mundo como mobilidade e sustentabilidade. Quando fundamos a Eureka, apostamos no modelo onde as pessoas trabalhariam perto das suas residências e assim melhorariam a mobilidade e consequentemente a poluição da cidade inteira, continuamos acreditando e lutando por isso”, explica Daniel.
Além da visão moderna e sustentável do negócio, um dos principais diferenciais da Eureka é a flexibilidade que oferece aos seus parceiros e empreendedores, conseguindo atender empresas de todos os tamanhos em formatos sob medida – modelo conhecido como built to suit e hub -, como é o caso da gigante das viagens CVC Corp, que desembarcou na unidade Paulista com um hub de inovação de 150 posições de trabalho.
Como aconteceu com muitos empreendedores, a pandemia do COVID-19 trouxe também um grande desafio para o casal, que buscou novos modelos no negócio e prometem, em breve, apresentar um novo formato de espaços de trabalho que atenderá tanto os empreendedores menores como as grandes empresas, garantindo a flexibilidade que o futuro busca.
Próximos passos dos empreendedores
Assim como grandes empresas do Vale do Silício, a Eureka nasceu na garagem, expandiu para a Av. Paulista, Campinas, Uberlândia e no primeiro trimestre de 2020 inauguraram a primeira unidade em terras estrangeiras. “Estamos confiantes em expandir o nosso modelo para a Europa e escolhemos Lisboa como o primeiro destino, pelo potencial de crescimento com ecossistema para os empreendedores e pelo compartilhamento de valores que identificamos por lá”, finaliza Fanny Moral.
Todo grande feito começa por uma ideia. A nossa foi criar um espaço para receber, conectar e multiplicar iniciativas, criando o ambiente ideal para que pessoas transformem suas ideias em realidade, pois um coworking não é formado por salas e mesas, mas pelo material humano que reúne e as conexões que possibilita.
Nossa rede é formada por profissionais e startups dos mais diferentes segmentos, que conversam entre si e contam com um ambiente que incentiva o surgimento de projetos conjuntos.
Não há comentários