Siga-nos

Design biofílico sugere aproximação da natureza nos escritórios

Design biofílico sugere aproximação da natureza nos escritórios

Se aproximar da natureza traz inúmeros benefícios à saúde, como o aumento da produção de hormônios da felicidade e a redução da ansiedade. E se, em vez de ter que ir a um parque para ver um pouco de verde, você pudesse entrar em contato com plantas no escritório? Cada vez mais isso é possível, graças ao design biofílico.

A biofilia é, basicamente, uma inclinação natural dos seres humanos a se conectarem com a natureza. No design de arquitetura biofílica, essa aproximação se dá por meio de promover essa conexão em casas ou com equipes de trabalho com o objetivo de melhorar a qualidade dos funcionários.

Um jardim vertical, uma varanda com árvores nativas e plantas em salas de reuniões: tudo isso vem sendo aplicado por empresas como Amazon, Microsoft e Google. Nesta última, inclusive, são aplicados princípios de luz natural e, no escritório da marca em Chicago, nos Estados Unidos, cada indivíduo pode regular a luz sob a qual trabalhará de forma a simular os raios solares.

E já que o apelo do design biofílico não é apenas visual, é importante lembrar que diversas espécies de plantas ajudam a produzir mais oxigênio e tornam, assim, o ar mais puro. Outra característica desta vertente da arquitetura é a sonora: em muitos ambientes, sons de água corrente complementam as características verdes. Aromas? Também.

Se a biofilia ainda não te convenceu, saiba que pesquisadores da Noruega concluíram que a produtividade é maior para quem está perto da natureza. Um teste foi feito com pessoas que leram o mesmo documento – a velocidade foi maior entre quem lia perto de plantas, luz ou acústica naturais.

Que tal incorporar este conhecimento ao seu espaço ou correr para uma das unidades da Eureka Coworking para desfrutar dos benefícios do design biofílico?

No Comments

Post A Comment

%d blogueiros gostam disto: