Siga-nos

Metodologias ágeis, um novo jeito de gerenciar projetos

ágil, scrum

Metodologias ágeis, um novo jeito de gerenciar projetos

Que a tecnologia anda em velocidade máxima, nós sabemos. E que as descobertas e inovações afetam diretamente o cotidiano no trabalho, também. Para quem gerencia projetos, não poderia ser diferente: as metodologias ágeis existem para mostrar uma alternativa aos processos internos das empresas que desenvolvem programas para o computador.

Para caminhar junto às transformações é que surgem as chamadas Metodologias Ágeis, abordagens focadas no desenvolvimento de produtos, principalmente softwares.

As principais características deste método incluem o planejamento adaptativo, que acompanha em tempo real o desenvolvimento de um projeto, além de ter equipes multidisciplinares e também times auto-organizados. Tudo relacionado às metodologias ágeis está descrito em um documento chamado Manifesto Ágil para Desenvolvimento de Software.

Neste manifesto, é interessante observar que as interações tem muito mais valor do que as ferramentas e os próprios processos em si. Isso porque nas metodologias ágeis a ideia é justamente evitar que o desenvolvimento seja congelado – e, em vez disso, como citamos acima, se flexibilizar conforme as necessidades observadas no decorrer de um projeto.

Outro aspecto interessante das metodologias ágeis é que os contratos são mais flexíveis. Isso acontece porque, de olho nas transformações em tempo real de tecnologia e do mundo, um conceito existente no momento de assinar um contrato pode ter perdido seu valor após alguns meses de desenvolvimento de um software – portanto, a flexibilidade para mudanças se encaixa bem e beneficia tanto o cliente quanto o prestador de serviços.

Com essa característica de abraçar as mudanças, os planos são bem curtos – cerca de 15 dias para, após o período, serem definidas possíveis mudanças. Parece loucura, né? Mas é assim que se destacam as metodologias ágeis.

Algumas ferramentas são a chave para este gerenciamento tão complexo, como o Scrum, que auxilia na definição de papéis e cria ciclos de desenvolvimento do software – que, claro, serão constantemente atualizados.

Com tudo mapeado e atualizado em tempo real, temos a certeza de que o desenvolvimento de um software será mais prático e, definitivamente, como a própria metodologia se nomeia, ágil.

E aí, você já conhecia sobre as metodologias ágeis? Comente sobre o assunto com o seu colega na Eureka Network e conecte-se à mais esta novidade!

No Comments

Post A Comment

%d blogueiros gostam disto: