Carnaval 2018
Se pudesse comparar seu planejamento de vida, e o bom uso do dinheiro para ele, com uma escola de samba no carnaval, qual seria sua nota?
(Tem a função de saudar, apresentar a escola e mostrar postura para o início de um belo desfile)
Como você tem saudado a vida? Como você ou sua família se apresentam perante o desfile do tempo? Qual postura tem tomado diante das rédeas da vida? Todas essas perguntas tem a ver com o jeito que administra suas finanças, no que acredita e, querendo ou não, é seu cartão de visitas. Se há muita preocupação com o tempo, ou a falta dele devido a correria, suas finanças vão refletir desleixo ou excesso de precaução. Se não toma as rédeas da vida e das finanças, alguém o fará por você.
(É o símbolo que representa a agremiação)
Qual seria o seu símbolo em matéria de Planejamento de Vida e bom uso do dinheiro? Devedor, Empatado ou Superavitário? Sem dúvida é melhor ser superavitário do que devedor. Mas em matéria de risco depende muito mais da sua mentalidade, da forma de como lida e aprende, do que do estado em que se encontra. Ele é momentâneo e todos têm seus próprios riscos. O Planejamento Financeiro ajuda a clarear os perigos que cada um corre e atribuir planos para isso.
(Mostra com seus movimentos giratórios o acolhimento da tradição)
No desfile da sua vida você acha que está só rodando? Tradições te prendem ou te ensinam a ir em frente e se adaptar? Muitas vezes no correr do dia a dia não percebemos o quanto andamos em círculos, consumidos pela rotina. Muito da nossa vida, e dinheiro, é desperdiçado por seguirmos padrões influenciados por família, amigos e sociedade. Basicamente se não enxergo outros mundos, vou me conformar que não existe nada além do meu. Financiamento é divida, parcelar é dívida, teimosia é diferente de persistência e o que deu certo até hoje não é garantia de dar certo no futuro. Pare de andar em círculos!
(Exibem o enredo, o tema que se quer mostrar a todos)
Sua vida tem sido muito fantasiosa? Estamos gastando muito para manter aparências ou uma situação que não podemos sustentar e precisa ser mudada? O quanto somos influenciados pelo consumismo e opinião dos outros? O ser humano em geral tem muita dificuldade de se enxergar. O reflexo é ter uma vida fora do seu padrão real, prejudica sua visão de longo prazo e resumindo, compromete seu futuro.
(Conduzem e protegem a bandeira que representa a comunidade)
Dividindo a vida com alguém, ou almejando isso, vocês realmente sabem se estão conduzindo para o melhor que podem atingir? Cuidado ao responder essa pergunta, ela tem muita pegadinha até nos níveis empresariais e de empreendedorismo. Além disso muitas vezes somos conservadores demais, herança da nossa sociedade, e isso impede que nossa visão seja ampliada. Isso tem relação direta em como planejamos nossa vida e nas decisões financeiras que dão suporte. Vocês estão sendo os protagonistas que precisam ser?
(Marca o ritmo, traz harmonia e designa o andamento)
Já é até chato mencionar quantas vezes tentamos fazer planilhas de controle, escrever objetivos, prometer não gastar tanto, etc, e desistimos. Tocar o ritmo da vida exige disciplina, força de vontade e acompanhamento constante. Como você qualifica o andamento das coisas? Em geral não colocamos metas pois temos receio de não cumpri-las ou manipulamos o resultado, colocamos a culpa no externo ou aceitamos o resultado que veio como satisfatório. A consequência em geral é a quebra do balanço entre sua vida e suas finanças.
(Diz qual tema será apresentado na passarela)
Qual seria o samba enredo da sua vida até aqui? “Deixa a vida me levar, vida leva eu”? Ela leva, mas nem sempre para onde queremos. Vamos assumir uma reflexão simplista, dizer que é meio a meio. Metade do controle da vida está nas nossas mãos e, a outra metade que não está, podemos chamar de destino. Qual tem sido o equilíbrio do seu enredo? Espera muito do destino e reclama da sua parte? Vice-versa? O que você quer apresentar na passarela da vida, que só reagiu ou que se responsabiliza e age na parte que lhe cabe? Os juros altos, a voracidade dos bancos e do cartão de crédito não estão no seu raio de ação. Investir em planejamento para saber lidar com eles e com seu orçamento está.
(Acompanha o ritmo, evita que se “atravesse o samba”)
Vai dizer que você nunca sentiu que deu aquela “atravessada” na vida? Fez um investimento sem saber o que era, confiou demais em alguém que deu “aquela” dica? Ou simplesmente delegou a um terceiro, o gerente, marido, esposa, cunhado, irmão, etc? Será que não era melhor ter comprado do que alugar? E um dos possíveis maiores exemplos de atravessada: você sabe detalhes sobre seu plano de aposentadoria? Nem tem? Qual o custo de uma má decisão? Pois é, já diz o ditado: “o show deve continuar”. Mas continuar sem tirar aprendizados é teimosia, orgulho e desrespeito ao seu tempo de vida.
(Mostra uniformidade, luta contra a correria e retrocesso)
Existe um dizer popular que se você perguntar a um astuto comerciante: “Como vão os negócios?”. Ele sempre vai responder independente da situação: “Muito fraco, as vendas poderiam estar bem melhor!”. Você faz isso, sempre tá ruim? Quanto ao padrão “Estou na correria” não preciso nem mencionar… Você consegue medir se está evoluindo o quanto queria? Seus objetivos são claros para estar “se matando” desse jeito? Você está esperando ter qualidade de vida só quando a correria acabar?
(Mostra o entrosamento total)
Como está o conjunto atual da sua vida? O que quer como um conjunto da obra no futuro? Olhando tudo que foi mencionado, podia estar melhor ou tem que estar melhor? Em hipótese sempre temos algo a melhorar. O seu conjunto só estará completo e rendendo quando entender que planejamento de vida é que traz rendimento correto do seu dinheiro. A visão do seu conjunto é que vale o esforço de cada parte. Não se distraia, tenha a visão
clara do seu conjunto. Existe um fator contra ele: o tempo. Você não controla tempo, ele passa por você. Mas você controla o que tira dele. Se optar por tirar experiência e aprendizado para evoluir, caminha mais perto da felicidade e da paz.
Graduado em Administração, Pós-Graduado em Gerenciamento de Projetos, Certificações internacionais em Projetos e Riscos, Planejador Financeiro e de Vida.
eduardo.lima@lifefp.com.br
Introdução Em plena transformação laboral, Lisboa tornou-se um dos destinos preferenciais para freelancers, startups e…
O novo normal precisa de um novo espaço: o escritório flexível para empresas O cenário…
O cenário atual dos espaços de coworking em Portugal exige uma adaptação constante às novas…
Introdução Já pensou que as plantas são excelentes estrategistas? Que se comunicam, colaboram, inovam e…
Organizar um evento corporativo em Lisboa pode parecer desafiador — encontrar o espaço ideal, garantir…
Introdução Em um mundo em constante transformação, marcado por desafios ambientais, sociais e econômicos, o…
Este site utiliza cookies