30 jul Entenda a diferença entre scale-up e startup
Scale-up
Se você é empreendedor, certamente já cruzou com o termo “scale-up” em conversas ou sites de conteúdo sobre startups. Mas será que entendeu bem qual é a diferença? A gente te ajuda.
Afinal, o que é scale-up?
Enquanto as startups são empresas em em estágio inicial, às vezes até experimental, as scale-ups são negócios que já testaram e validaram seus produtos e têm um negócio sustentável. Senso assim, já estão maduras para o próximo estágio.
De acordo com a Organização para Desenvolvimento e Cooperação Econômica, se enquadram no conceito de scale-up as empresas que tiveram crescimento de no mínimo 20% nos últimos três anos.
Vamos contar mais alguns detalhes para você ficar por dentro do verbete:
Desafios da scale-up
Scale-ups, um passo à frente das startups, buscam crescimento de seu negócio, investimento em marketing e parcerias valiosas com outras empresas da área.
Comunidade
Sem um grupo de startups com grande potencial, não há scale-ups. Por isso é tão importante o papel da rede e ecossistema que se forma por empreendedores, principalmente empresas brasileiras que desejam montar um modelo de negócios escalável. Enquanto todos trabalham duro, o cenário de desenvolvimento de produtos pode facilmente evoluir para estabilização e lucro certos.
Equipe
É comum que nas startups os papéis de misturem e o CEO cuide também do marketing da empresa, por exemplo. No estágio de scale-up, é preciso definir quem faz o quê. A mudança é importante para o estágio de crescimento do negócio.
Cultura
Uma scale-up já tem sua missão e cultura bem estabelecidos. Diferente de uma startup, onde os primeiros funcionários estão em contato direto com os fundadores, as scale-ups devem ensinar, aos que chegam para a equipe maior, tudo sobre a empresa.
Números
Para que não restem dúvidas, anote as características que a Forbes listou sobre scale-ups: investimento ou aquisição de uma grande empresa, lucro superior a 20 milhões de dólares, mais de 80 funcionários e no mínimo cinco pessoas na diretoria”.
E aí, ansioso para que sua startup chegue ao estágio de scale-up? Trabalhe próximo a empreendedores como você – venha para a comunidade da Eureka! Coworking.
Todo grande feito começa por uma ideia. A nossa foi criar um espaço para receber, conectar e multiplicar iniciativas, criando o ambiente ideal para que pessoas transformem suas ideias em realidade, pois um coworking não é formado por salas e mesas, mas pelo material humano que reúne e as conexões que possibilita.
Nossa rede é formada por profissionais e startups dos mais diferentes segmentos, que conversam entre si e contam com um ambiente que incentiva o surgimento de projetos conjuntos.
Não há comentários