O modelo híbrido de trabalho chegou como resultado da pandemia ocasionada pelo coronavírus em 2020 e já mostra que será o novo modelo do futuro do trabalho em 2021
Com a chegada da covid-19 de um dia para o outro as empresas foram obrigadas a se adaptarem ao isolamento social e colocarem os seus colaboradores em trabalho remoto, conhecido como “Home Office”. Já muito difundido entre programadores e profissionais da área de tecnologia, consiste basicamente em trabalhar remotamente de suas residências, utilizando softwares e recebendo orientações e tarefas de forma virtual com o suporte de ferramentas de teleconferência. Ao contrário do que muitos pensam, não é tão simples: exige mais foco, disciplina e organização do colaborador, além de confiança e autonomia por parte da empresa.
Este modelo de teletrabalho é funcional, porém é efetivo apenas para uma parcela da nossa sociedade, a que possui boa infraestrutura em seus lares e a ausência de problemas domésticos. A oferta de serviços como internet de qualidade, eletricidade estável, entre outros fatores, se mostram ainda mais escassos em regiões afastadas dos grandes centros e também inviável para o bolso do colaborador. Segundo uma pesquisa realizada pela rede social Linkedin, 39% dos entrevistados apontam que a falta de contato com os colegas também é um fator desfavorável ao trabalho em casa, pois a saúde mental é afetada quando se está em isolamento.
Outro ponto questionável está na relação trabalhista. Especialistas já apontaram problemas como o excesso de carga horária e a falta de ergonomia em cadeiras e mesas, como um possível passivo trabalhista para os empregadores.
Neste momento surge o que chamamos de modelo híbrido de trabalho que tem como objetivo unir os dois mundos, mantendo a flexibilização do trabalho remoto, mas com o equilíbrio necessário.
A proposta que eu acredito ser a mais viável consiste em manter dias em que o trabalhador ocupe posições de trabalho na sede da empresa e dias em que ficará trabalhando remotamente, não necessariamente em casa no home-office e sim em qualquer lugar, o conhecido AnywhereOffice.
Neste equilíbrio de funcionamento do modelo híbrido de trabalho tenho convicção que acontecerá o que imaginávamos em 2014 quando inauguramos a Eureka Coworking dentro de um bairro. Todos ganharão: o colaborador terá melhor produtividade pela flexibilidade, aumento de tempo e confiança concedida; Já empresa diminuirá os seus custos operacionais com a redução dos espaços físicos e a cidade se beneficiará com a diminuição dos deslocamentos diários, menos poluição e trânsito.
Um dos desafios que enfrentamos para desenvolver a operação do modelo híbrido de trabalho foi desenhar as ferramentas tecnológicas para suportar uma gestão descentralizada de agendamento das posições de trabalho, que precisa garantir o controle e ter alta disponibilidade.
Para manter o nível de excelência e qualidade, a Eureka desenvolveu uma certificação utilizando a SafePlaceToWork como referência, para que a empresa e o colaborador tenham a melhor experiência e segurança durante todas as etapas do processo do modelo híbrido de trabalho.
A Eureka já desenvolveu a plataforma para operar o modelo híbrido de trabalho, que chamamos de Eureka Hub e já estamos funcionando, com diversos clientes em operação.
Acredito que o futuro é híbrido e que os coworkings, assim como o trabalho remoto, terão papéis fundamentais dentro do ecossistema dos escritórios. E o equilíbrio e a mobilidade que este modelo trará garantirão ótimos resultados para todos, possibilitando planejar como gastaremos o nosso limitado tempo, da melhor forma possível.
Certamente a flexibilidade e a otimização de recursos são as principais. Imagine conseguir alocar uma quantidade grande de pessoas em um local menor do que o usual e ainda conseguir que os colaboradores estejam felizes? Esta é a proposta, pois a flexibilidade e a autonomia oferecida é benéfica para ambas as partes, colaborador e empresa.
O escritório híbrido é o modelo de office que permite que os colaboradores revezem as posições de trabalho. O modelo oferece flexibilidade para que enquanto uma parte da equipe está em home-office a outra está presencialmente executando as suas atividades no escritório.
Normalmente os contratos seguem o padrão já conhecido de coworking ou então de sala comercial tradicional. Um grande diferencial que a Eureka tem é a possibilidade de alugar diárias em escritório híbrido. Assim você paga apenas quando precisar do escritório.
Daniel Moral é empreendedor e cofundador da Eureka Coworking e do Bike Tour SP. Acredita que o empreendedorismo de impacto é capaz de transformar o mundo em que vivemos. Formado em análise de sistemas e tem MBA em gestão de negócios na FGV.
Este site utiliza cookies