O que um ser mitológico tem a ver com startups? No caso da nomenclatura “startups unicórnio”, tudo.
Para ser considerada uma startup unicórnio, é preciso que o seu valor seja avaliado em 1 bilhão de dólares sem que a empresa tenha capital na bolsa de valores. Esse feito é alcançado, geralmente, por meio de aquisições e investimentos.
Segundo a CBInsights, no início de 2019 já existiam mais de 300 startups unicórnio no mundo.
O termo foi criado em 2013 por Aillen Lee, fundadora da Cowboy Ventures, para legitimar e valorizar empresas que sobrevivem de forma vívida aos obstáculos do mercado por oferecerem serviços valiosos e inovadores.
Para se ter uma ideia, algumas startups unicórnio brasileiras são a 99Taxi, o Nubank, o iFood, Gympass e a Loggi.
Pelo mundo, temos Uber, Airbnb e Spotify. Dá para identificá-las pela qualidade em comum dos serviços oferecidos, além do alto alcance de consumidores? Dá, sim – e é um grande feito!
Cada uma ao seu modo, as startups unicórnio encantam e surpreendem. Quem pensaria, há alguns anos, que seria possível lucrar ao abrir a própria casa para hospedagens autênticas, ouvir músicas sem fazer download ou ter conta em um banco 100% digital? Além do produto inovador, estas empresas buscam sempre por aprimoração.
As startups unicórnio dão enfoque total aos seus clientes, mas sem esquecer de sua equipe: a gestão de pessoas é sempre um diferencial. Além disso, investem ativamente em tecnologia para que a oferta de seu produto seja a melhor possível para os clientes, caracterizando uma “resposta” para problemas ou necessidades.
Não é à toa que, ao nos referirmos às startups que se encaixam nesta nomenclatura, todos os nomes são populares.
O Mercado Libre, por exemplo, também considerado “unicórnio”, é um serviço de comércio eletrônico já considerado “ameaça” aos gigantes da área.
Ao empoderar os clientes, todos crescem juntos – o que une, de fato, tudo que é preciso para chegar ao sonhado valor de 1 bilhão de dólares.
E você, caminha para que a sua startup se torne um unicórnio? Aproveite para conhecer as 7 dicas para os líderes tomarem ótimas decisões e buscarem o tão sonhado unicórnio.
Todo grande feito começa por uma ideia. A nossa foi criar um espaço para receber, conectar e multiplicar iniciativas, criando o ambiente ideal para que pessoas transformem suas ideias em realidade, pois um coworking não é formado por salas e mesas, mas pelo material humano que reúne e as conexões que possibilita.
Nossa rede é formada por profissionais e startups dos mais diferentes segmentos, que conversam entre si e contam com um ambiente que incentiva o surgimento de projetos conjuntos.
O novo normal precisa de um novo espaço: o escritório flexível para empresas O cenário…
O cenário atual dos espaços de coworking em Portugal exige uma adaptação constante às novas…
Introdução Já pensou que as plantas são excelentes estrategistas? Que se comunicam, colaboram, inovam e…
Organizar um evento corporativo em Lisboa pode parecer desafiador — encontrar o espaço ideal, garantir…
Introdução Em um mundo em constante transformação, marcado por desafios ambientais, sociais e econômicos, o…
Lisboa tornou-se, nos últimos anos, um verdadeiro hub de inovação, tecnologia e empreendedorismo. A cidade…
Este site utiliza cookies