Siga-nos

startups unicórnio: Conheça as características

startups unicórnio

startups unicórnio: Conheça as características

O que um ser mitológico tem a ver com startups? No caso da nomenclatura “startups unicórnio”, tudo.

Para ser considerada uma startup unicórnio, é preciso que o seu valor seja avaliado em 1 bilhão de dólares sem que a empresa tenha capital na bolsa de valores. Esse feito é alcançado, geralmente, por meio de aquisições e investimentos.

Segundo a CBInsights, no início de 2019 já existiam mais de 300 startups unicórnio no mundo.

O termo startups unicórnio


O termo foi criado em 2013 por Aillen Lee, fundadora da Cowboy Ventures, para legitimar e valorizar empresas que sobrevivem de forma vívida aos obstáculos do mercado por oferecerem serviços valiosos e inovadores.

Para se ter uma ideia, algumas startups unicórnio brasileiras são a 99Taxi, o Nubank, o iFood, Gympass e a Loggi.

Pelo mundo, temos Uber, Airbnb e Spotify. Dá para identificá-las pela qualidade em comum dos serviços oferecidos, além do alto alcance de consumidores? Dá, sim – e é um grande feito!

Cada uma ao seu modo, as startups unicórnio encantam e surpreendem. Quem pensaria, há alguns anos, que seria possível lucrar ao abrir a própria casa para hospedagens autênticas, ouvir músicas sem fazer download ou ter conta em um banco 100% digital? Além do produto inovador, estas empresas buscam sempre por aprimoração.

As startups unicórnio dão enfoque total aos seus clientes, mas sem esquecer de sua equipe: a gestão de pessoas é sempre um diferencial. Além disso, investem ativamente em tecnologia para que a oferta de seu produto seja a melhor possível para os clientes, caracterizando uma “resposta” para problemas ou necessidades.

Não é à toa que, ao nos referirmos às startups que se encaixam nesta nomenclatura, todos os nomes são populares.

O Mercado Libre, por exemplo, também considerado “unicórnio”, é um serviço de comércio eletrônico já considerado “ameaça” aos gigantes da área.

Ao empoderar os clientes, todos crescem juntos – o que une, de fato, tudo que é preciso para chegar ao sonhado valor de 1 bilhão de dólares.

E você, caminha para que a sua startup se torne um unicórnio? Aproveite para conhecer as 7 dicas para os líderes tomarem ótimas decisões e buscarem o tão sonhado unicórnio.

No Comments

Post A Comment

%d blogueiros gostam disto: