Siga-nos

Empreender: 7 dicas para os líderes tomarem boas decisões

Líderes

Empreender: 7 dicas para os líderes tomarem boas decisões

Nem sempre ser a pessoa que dá a palavra final é fácil. Empreender traz muita liberdade e, com ela, vem a responsabilidade. A tarefa de decidir, contudo, não precisa ser complicada.

Confira, abaixo, dicas para tomar boas decisões nos momentos mais importantes da sua empresa.

Otimize o seu tempo

Algumas decisões podem ser tomadas com parcimônia, enquanto outras devem ser rápidas. Faça um planejamento considerando o cenário para que você tenha espaço de manobra para decidir. Empreender demanda planejamento.

Desligue o seu cérebro

Há uma famosa expressão em inglês, “sleep on it”, que se traduz mais ou menos como “durma com isso”. É importante, quando for empreender e em momentos do negócio já em funcionamento, permitir que sua mente considere os pontos principais e, a seguir, tenha um tempo para refletir. Assim, certamente a decisão será mais objetiva e racional.

Cultive honestidade

Diante da necessidade da última palavra, não adianta se iludir: seja honesto (a), ponderando tudo que pode acontecer após a sua decisão, para daí sim tomá-la com segurança.

Confie na sua intuição

Quem melhor conhece o seu negócio é você. Então, se houver algum sentimento que aponta para um determinado caminho, confie. É importante explorar e racionalizar, mas chega um certo ponto em que a intuição poderá ser a sua melhor ferramenta.

Inspire-se em outros líderes

A comunidade de startups é importante em momentos decisivos, já que temos acesso não só a estudos de caso de outras empresas – as que estão em gestação e também as que se alçaram ao sucesso – mas também a possibilidade de desfrutar inspiração vinda de empreendedores trabalhando juntos em um espaço de coworking.


Esqueça o perfeccionismo

Todos buscamos a perfeição, mas ela é apenas uma ilusão. Confie que ninguém é perfeito e tome as rédeas com o melhor da confiança em si. Nem sempre acertamos, mas certamente aprendemos.

Tenha um plano B

Considere que alguma coisa possa dar errado como consequência de sua decisão e planeje o que fazer neste caso. Pensar em alguma alternativa é seguro para a sua empresa e ajuda a aumentar a sensação de segurança na hora de decidir. Vamos empreender!

Foto: Negócio foto criado por peoplecreations – br.freepik.com

No Comments

Post A Comment

%d blogueiros gostam disto: