O que é ESG

O que é ESG?

Compartilhe

ESG: A sigla do momento que diz muito sobre como as empresas estão posicionadas em relação a temas importantes para o futuro

Ao se dizer que uma empresa adere às boas práticas ambientais, sociais e de governança, pode-se concluir que ela é, ou está à caminho de ser, uma empresa ESG (Environmental, Social and Governance), e que abraça a sustentabilidade e a utiliza como base dos princípios internos e externos da companhia.

 

O que significa a sigla ESG?

 

Environmental (E) – Ambiental

 

A primeira letra da sigla diz muito sobre como a empresa reduz o impacto ambiental em sua operação. Medindo a preocupação com a emissão de resíduos, aquecimento global, eficiência energética, desperdício de recursos e outros temas relacionados que impactam no meio ambiente.

 

Social (S)

 

Neste pilar, a empresa é avaliada em como direciona questões importantes como: diversidade, direitos humanos, relações entre funcionários, clientes e fornecedores e também com a comunidade que a corporação está inserida.

 

Governance (G) – Governança

 

Tema importantíssimo a ser tratado com transparência. Avalia-se se há governança corporativa e se ela está alinhada e gerindo corretamente as políticas de remuneração do alto escalão, se há práticas que permitam a disseminação da ética, valores e transparência para todos os níveis hierárquicos. Entre outros temas, como canais de denúncias, auditoria fiscal, entre outras práticas de governança.

 

Por que implantar este modelo na minha empresa?

 

Os pilares da ESG norteiam as empresas para boas práticas de gestão e acompanham tendências de mercado. Além disso, está provado que as organizações que apresentaram aderência ao modelo ESG, performaram melhor do que as outras que não possuem práticas ESG.

Leia também:  Sala privativa e os benefícios do coworking

 

Outro ponto importante do ponto de vista de mercado é a recente implantação de fundos de investimento focados em empresas ESG, corroborando para que os holofotes para este modelo estejam cada vez mais acesos.

 

Como implantar a ESG?

 

A ESG pode e deve ser implantada por qualquer tipo e tamanho de empresa, da micro à grande.

Para implantar a ESG a empresa precisa priorizar a agenda do tema e criar mecanismos para que faça parte da cultura organizacional. Como sugestão, a criação de um grupo de trabalho específico é um bom começo.

Segundo especialistas, o primeiro passo é criar uma estratégia ESG, estruturar e começar a obter dados confiáveis da empresa. Para assim desenvolver plano de ação que consiga implantar ou alterar práticas, aderindo aos pilares ESG.

A  Eureka Coworking trabalha nos pilares ESG há algum tempo e pretende ampliar e monitorar cada vez mais este tema, que além de ser uma realidade, faz parte do futuro que queremos para a nossa empresa e para o mundo.

 

No próximo dia 24/06 às 17h realizaremos um evento gratuito ao vivo com especialistas do tema para explicar mais e apresentar exemplos de implantações bem sucedidas. Para se inscrever acesse: https://www.sympla.com.br/esg-o-futuro-e-agora__1249062


Compartilhe


Login

Register

terms & conditions