Rotina de trabalho: Guia passo a passo

Compartilhe

Aprenda a criar rotina de trabalho e tornar seu dia mais produtivo

 

Criar uma rotina de trabalho não é mais uma opção, hoje e principalmente com a pandemia, ter hábitos que organizem o seu dia é muito importante para o seu bom desempenho, produtividade e até mesmo crescimento profissional. E por isso que nós criamos um passo a passo, para você ter uma excelente rotina de trabalho que lhe proporcione ótimos resultados.

Guia passo a passo para rotina de trabalho:

 

1° Passo – Defina seu local de trabalho

É importante ter um espaço específico para trabalhar, onde o cérebro entenda que é um local de produtividade e concentração, por isso:

  • Escolha um lugar bem iluminado e arejado
  • Tenha móveis que proporcione a melhor ergonomia
  • Escolha um ambiente calmo e harmonioso e que te ajude a ter foco

*Dica – Nem sempre o home office nos proporciona o ambiente ideal de trabalho e é por isso que os coworkings vem ganhando força, já que oferecem espaços e pacotes específicos à sua rotina de trabalho.

2° Passo – Planeje seu dia

Após escolher o local ideal de trabalho, planeje-se listando tudo que precisa ser feito. Coloque em lista de prioridades, exemplo:

  1. Urgente e importante (tarefas que devem ser feitas imediatamente)
  2. Importante e não urgente (tarefas que você vai marcar para fazer depois)
  3. Urgente, mas não importante (tarefas que você vai delegar para outras pessoas)
  4. Nem urgente nem importante (tarefas que você vai riscar da sua lista)

Reveja seu planejamento ao final do dia, verifique sua lista marcando o que foi realizado e o que ficou pendente.

*Dica – Para esse tipo de tarefa você pode usar um planner semanal ou até mesmo encontrar Apps organizadores de rotina de trabalho que te ajudem nisso, como Trello e Notion.

Leia também:  Escritório flexível

3° Passo – Ferramentas de trabalho

Tenha em seu espaço de trabalho todas as ferramentas necessárias e próximas a você, isso otimizará seu tempo, busque também por softwares que automatizem seu serviço.

Uma ótima ferramenta de trabalho é a organização, sendo assim, retire tudo que não faz parte da sua rotina de trabalho e posicione os objetos que são fundamentais de forma visível e acessível.

Além disso, outra ferramenta é a música, segundo uma pesquisa feita pela consultoria britânica MindLab International, 88% das pessoas rendem mais no trabalho quando escutam música e 81% cumprem mais rápido suas atividades.

*Dicas – Use bloco autoadesivo, marca textos coloridos para definir uma tarefa específica ou nível de prioridades.

4° Passo – Defina pausas

Tenha pequenas pausas durante o dia, além do horário de almoço, de acordo com estudos feitos pela Universidade Estadual da Carolina do Norte, tal ação mantém alto nível de energia e evitam quedas na produtividade.

Aproveite as pausas para beber água e se alongar durante o dia, essas atividades são muito importantes para a sua saúde física e mental.

*Dicas – Coloque alarmes no celular para lembra-lo das pausas, as vezes com a correria do dia a dia esquecemos de exercer essas atividades que fazem muita diferença em nossa rotina de trabalho.

5° Passo – Estabeleça horários

Defina seu horário de início e fim de expediente, nunca tenha como foco fazer hora extra para compensar, isso pode fazer com que você enrole e acabe acumulando serviço de forma desnecessária.

 

 

 

É extremamente importante que você tenha constância em sua rotina, começar novos hábitos nem sempre é fácil, mas traz resultados incríveis. Nós recomendamos a leitura do livro O Poder do Hábito para te auxiliar nessa nova jornada. Boa sorte!


Compartilhe


Login

Register

terms & conditions