Ergonomia Home Office

Como garantir a ergonomia no home office

Compartilhe

Ergonomia é uma questão de saúde e deve ser tratada como tal pelas empresas que adotaram, com a pandemia, o modelo híbrido ou home office.

Quando falamos em ergonomia no local de trabalho, devemos ter em mente que ela é indispensável para garantir a saúde física dos funcionários. O ambiente pode e deve ser adaptado para atender as necessidades individuais das pessoas.

No escritório, tudo é pensado para proporcionar a melhor ergonomia possível. É importante aplicar a mesma diretriz quando o funcionário trabalha no regime home office – seja ele parcial ou integral.

Além das cadeiras ajustáveis na altura e no apoio para os braços, é preciso conseguir “apoiar os pés no chão e manter o monitor na altura dos olhos”, aponta Renato Murayama, Fisioterapeuta Ortopédico e Esportivo. Com o apoio dos pés, as pernas ficam na posição de 90 graus e você evita sobrepeso nas articulações. A tela na altura da visão evita dores no pescoço e na cervical.

Os cotovelos também devem ser apoiados na mesa com o mesmo ângulo de 90 graus. Dessa forma, é possível alinhar coluna, pescoço e cabeça com mais facilidade.

Uma dica extra é beber bastante água para hidratar os músculos e as articulações.

E se você gosta de novas experiências, pode experimentar trabalhar em pé – com todos os ajustes, é claro. Segundo ele, a prática é boa “principalmente para aqueles que tem desconforto ou dor por ficar sentado por muito tempo ou se movimentam pouco ao longo do dia”.

Ergonomia e alongamento: uma dupla inseparável no home office

Murayama alerta também para a importância das pausas como parte do cenário ideal de ergonomia no home office. A dica é se levantar a cada duas horas. A partir daí, realize alguns movimentos corporais, tais como:

– Curvar-se para frente 10 vezes;
– Girar a coluna/cabeça para esquerda e direita 10 vezes;
– Caminhar por dois minutos.

As consequências da falta de ergonomia

A produtividade é importante para funcionário e empregador – e parte dela vem da boa ergonomia. Sem ela, você alimenta “estresse físico e mental, além da falta de foco e concentração”, afirma Murayama.

Ficar sentado na mesma posição por horas demais pode gerar dor, o que logo “aumenta a irritabilidade e cansaço, gera falta de foto e reduz a capacidade de produzir”.

O que a Lei diz sobre ergonomia no home office

De acordo com a CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) ,deverá haver um contrato formal entre empregado e empregador para a adoção do teletrabalho. A advogada Renata de Miranda Pedrassi de Figueiredo, sócia-proprietária do escritório Miranda Advocacia Trabalhista, afirma que as questões relacionadas a ergonomia devem ser incluídas no documento.

Ali, “deverá ser expressa a responsabilidade na aquisição, manutenção ou fornecimentos dos equipamentos e da infraestrutura necessária e adequada para a prestação do trabalho remoto”.

No Comments

Post A Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Login

Register

terms & conditions