30 ago Significado de Coworking
O verdadeiro significado de coworking é muito amplo e contarei um pouco neste texto. Caso tenha dúvidas, deixe o seu comentário.
A despesa para se manter um escritório normalmente representa mais de 20% dos custos fixos de uma empresa. Além disso, todas as habilidades necessárias para desenvolver e manter a estrutura física precisam ser amplamente conhecidas pela equipe. Isso significa que além do custo do escritório em si, será necessário manter uma equipe dedicada para a sustenção deste ambiente no dia a dia. Na maioria das vezes, as atividades desenvolvidas por este time, não é a atividade final da empresa, que é o que realmente gera receita e lucro.
Por isso, saber o significado de coworking e os benefícios que ele poderá trazer para a sua empresa pode ser uma grande vantagem competitiva no mercado.
O significado de coworking
Coworking é um novo modo de trabalho, onde empresas de todos os tamanhos e profissionais autônomos compartilham recursos físicos, conseguem receber os seus clientes e otimizam seus negócios, por meio da redução de custo com infraestrutura, contratos de curto prazo e com a ampla oferta de conhecimento e networking que os locais oferecem.
Muito além de espaços de trabalho com mesas e cadeiras com decoração moderna, o conceito de coworking segue adiante, Coworking é comunidade, onde o espaço pode conectar pessoas. Imagine você trabalhar em um local em que profissionais liberais e várias empresas de diferentes setores compartilham recursos, áreas comuns e eventos, fazendo valer o conceito da economia compartilhada em sua plenitude, trocando experiências e muitas vezes fazendo negócios entre si.
Grandes empresas já perceberam este valor agregado e estão produzindo cada vez mais um grande movimento de migração para os espaços de coworking, esperando com isso gerar inovação e se inserirem neste ecossistema que inspira e já mostrou que chegou pra ficar.
Quais os serviços oferecidos por um espaço de coworking?
Os serviços mais comuns de um espaço que fortalecem o significado de coworking são:
Escritório compartilhado
Local para trabalho em ambientes comuns e mesas compartilhadas com diversas empresas. Normalmente este formato é contrato por profissionais liberais ou colaboradores de empresas maiores que buscam uma opção ao home-office durante alguns dias da semana, buscando um coworking. Todos os seviços como internet, limpeza e café já estão inclusos.
Escritório privativo
São salas privativas, onde a empresa mantém suas posições de trabalho, como uma sala comercial convencional, porém utiliza todos os serviços inclusos do coworking, como internet, limpeza, café e paga apenas um boleto mensalmente.
Escritório virtual
Este formato atende as pessoas e empresas que não querem um espaço físico e sim manter um endereço para receber correspondências e eventualmente realizar uma reunião presencial. O serviço inclui uma secretária com atendimento telefônico e outras facilidades. Veja que o significado de coworking é bem amplo!
Sala de reuniões
A grande maioria dos espaços de coworking oferecem salas de reunião para os seus membros e também para pessoas de fora. As salas são equipadas e oferecem todos os serviços inclusos. Normalmente cobrado por hora de utilização.
Escritórios sob medida
Alguns coworkings criam escritórios sob medida para os clientes, oferecendo personalização. Este modelo muitas vezes exige contratos de longo prazo, pois há investimento em obras e equipamentos.
Espaços de eventos
Muitos locais alugam espaços para eventos, para empresas que querem sair um pouco do ambiente tradicional e buscam locais mais modernos e que inspiram inovação.
Eventos de networking
Este é um dos pilares dos espaços de coworking, a rede de networking. Durante os eventos é possível conhecer novas pessoas e muitas vezes realizar negócios.
A História do coworking
Idealizado por Brad Neuberg , o conceito de coworking começou quando ele decidiu unir a possibilidade de ser autônomo porém trabalhando em um ambiente com outros profissionais, abrigando a sua comunidade. Assim otimizaria recursos e aumentaria a sua produtividade pela troca de conhecimentos.
Como o próprio Neuberg descreveu em seu blog: “Eu queria ao mesmo tempo: a liberdade e independência de trabalhar para mim, juntamente com a estrutura e a comunidade de trabalhar com os outros”.
O primeiro espaço de coworking conhecido, foi criado em 2005 na cidade de São Francisco nos Estados Unidos da América.
Brad mantém um blog pessoal, em que conta um pouco mais sobre isso. Acesse aqui.
Coworking no Brasil
Os primeiros espaços de coworking do Brasil com o real significado de coworking surgiram em meados de 2007. Um deles foi o Ponto de contato, pioneiro, e idealizado pela nossa amiga e empreendedora Fernanda Nudelman.
Nos últimos anos o país apresentou um grande crescimento e amadurecimento do setor. Surgiram os coworkings de nicho, como para arquitetos, cozinheiros, entre outros e as grandes empresas se consolidaram como adeptas ao novo formato.
Segundo o último censo elaborado pelo pessoal da Coworking Brasil, atualmente temos 1497 ativos no país, não apenas em São Paulo e no Rio de Janeiro. Acesse o material aqui.
Desafios
Neste ano de 2020 o desafio dos espaços de coworking está sendo a sobrevivência do negócio em meio a pandemia do COVID-19, que fez com que os locais ficassem fechados durante todo o período.
Sabemos que é temporário e que o futuro pode ser muito promissor para o segmento, pois as pessoas foram obrigadas a aderirem a um novo modelo de trabalho, o conhecido Home Office.
O retorno dos espaços de coworking será gradual e novos processos e ferramentas deverão ser considerados. Como por exemplo:
- Diminuição de quantidade de pessoas em eventos
- Menor densidade em reuniões
- Intensificação de limpeza
- Comunicação visual e campanhas intesivas
- Disponibilização de álcool em gel
- Limitação em elevadores, entre outras ações que ainda estão por vir.
O novo normal
Muito se escuta sobre o termo, que desperta uma certa angústia em saber o que nos espera. Para nós, a relação humana sempre existirá e é necessária. O que faremos para o futuro, será a construção e manutenção de novos processos e modelos. O antigo modelo de home-office ganhou destaque, algo que acreditamos que fará parte das empresas e que novas disciplinas se aplicam e que serão incorporadas neste retorno ao novo normal e que o real significado de coworking será intensificado com o novo jeito de se trabalhar, que será híbrido.
A Eureka acredita que o coworking sempre estará contemplado neste novo normal, o ser humano vive em eterna transformação e o modelo de hoje é o futuro de ontem. Novos processos sempre serão necessários e válidos.
Conclusão sobre o significado de coworking
O coworking nasceu e se expandiu rapidamente, comprovando a sua eficácia em redução de custos nos negócios e conquistando grandes empresas, além disso, os benefícios de se trabalhar em comunidade foi amplamente divulgado e experimentado.
No Brasil o crescimento foi exponencial e ganhou maturidade durante o período. Players mundiais chegaram, comprovando que o mercado brasileiro aceitou e acredita no verdadeiro significado de coworking.
Com a chegada da pandemia do corona vírus, os espaços de coworking sofreram muito e estão buscando novas saídas. O período pós pandemia será desafiador, com novos processos e ferramentas. O coworking sairá fortalecido, pois a flexibilidade e adaptação que os espaços proporcionam, serão fundamentais para a retomada das empresas no período que está sendo conhecido como o “novo normal” este é o verdadeiro significado do coworking.
Daniel Moral é empreendedor e cofundador da Eureka Coworking e do Bike Tour SP. Acredita que o empreendedorismo de impacto é capaz de transformar o mundo em que vivemos. Formado em análise de sistemas e tem MBA em gestão de negócios na FGV.
Não há comentários